Psicólogo Bruno Augusto Pinafo

Dúvidas

O que é psicoterapia?
A Psicoterapia é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da Psicologia Clínica e da Psicopatologia. Trata-se de um valioso recurso para lidar com os mais diversos sofrimentos humanos ou até mesmo um incômodo menor que surja pontualmente. Assim, a psicoterapia o auxiliará na compreensão dos problemas considerados mais brandos e também nas patologias como a depressão, transtornos de ansiedade, obsessões, compulsões, transtornos psicóticos, transtornos alimentares, transtorno de personalidade, crises existenciais, dificuldade em tomada de decisão, conflito no relacionamento amoroso, problemas familiares, falta de habilidade social, problemas sexuais, problemas no trabalho ou em relação a carreira, problemas relacionados aos estudos, uso abusivo de álcool, consumo de drogas, dentre outros. Também serve de recurso para o autoconhecimento, para quem deseja entender o seu próprio funcionamento comportamental e aumentar seu repertório de habilidade frente suas demandas. Esse auxílio existente na psicoterapia é realizado por meio de acolhimento, ausência de julgamento moral e vínculo com o terapeuta, que utiliza teoria, técnicas e ferramentas científicas para realização da sessão.


O que é e como funciona a terapia analítico-comportamental?
A Terapia analítico-comportamental baseia-se nos princípios filosóficos do Behaviorismo Radical e em estudos científicos provenientes da Análise Experimental do Comportamento. Nessa abordagem, considera-se que o comportamento humano – entendido como ações, pensamentos e sentimentos – está em constante interação com o ambiente e é modificado pelas experiências decorrentes dessa interação. Assim, um terapeuta analítico-comportamental, busca entender as questões apresentados pelo cliente por meio da análise funcional dos seus comportamentos, identificando as experiências passadas e presentes que contribuem para que eles existam, quais são seus efeitos, e o que precisa ser modificado para que o indivíduo possa ter uma relação mais eficiente com o ambiente, contribuindo para a melhoria em sua saúde e qualidade de vida.


Quais os tipos de psicoterapia?
A psicoterapia clínica pode ser realizada em grupo com pessoas que a princípio não se conheçam ou grupo de pessoas conhecidas uma das outras, em família, casal ou individual. Na psicologia clínica existem várias abordagens psicológicas onde o psicólogo opta por seguir uma das existentes. Algumas delas são a analítico-comportamental, psicanálise, cognitiva, fenomenologia, gestalt, humanismo dentre outras. O psicólogo Bruno A. Pinafo realiza atendimentos individuais e é especialista em analítico-comportamental. Também conhecida popularmente como Terapia Comportamental.


Por quanto tempo devemos ir a psicoterapia?
A psicoterapia, através da abordagem analítica-comportamental não possui um período pré-definido. Os períodos variam de acordo com o perfil e demanda de cada indivíduo, além de outras variáveis como engajamento e evolução do cliente no processo terapêutico. Existem casos em que a pessoa frequenta a psicoterapia por um período de poucos meses, para ter auxílio em questões pontuais, em outros casos o indivíduo demanda do recurso da psicoterapia por vários anos.


Psicoterapia funciona?
Sim, pesquisas demonstram uma grande eficácia da psicoterapia. Recentes tecnologias de mapeamento cerebral têm permitido demonstrar como o tratamento psicológico age transformando o funcionamento cerebral. A efetividade do tratamento psicológico, que já era conhecida há várias décadas, tem sido corroborado recentemente pelos novos conhecimentos das neurociências. A eficácia e desenvolvimento também podem ser conversados entre psicólogo e cliente, para que o cliente possa discriminar sua evolução, por exemplo, verificando como se comportava com relação a algo quando iniciou terapia, e tempos depois como estava se comportando com a mesma questão.


Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
O(a) psicólogo(a) é graduado(a) em Psicologia e não pode prescrever medicação. Já o(a) médico(a) psiquiatra se graduou em Medicina e se especializou em psiquiatria, podendo prescrever medicamento quando necessário. Em muitos casos de atendimento clínico, o indivíduo frequenta o psiquiatra para um acompanhamento médico e farmacológico e paralelamente faz psicoterapia com um psicólogo. Alguns médicos psiquiatras também oferecem a psicoterapia aos seus pacientes, por possuírem especialização em psicoterapia. Esse trabalho conjunto, não necessariamente é indicado em todos os casos. Existem indivíduos que apenas fazem psicoterapia, não havendo a necessidade de intervenção medicamentosa.


Qual é o valor da consulta/sessão?
O valor varia entre os psicólogos, pois não existe um custo estipulado. O Conselho Federal de Psicologia possui uma tabela de honorários como referência ao profissional. De acordo com o artigo 20°, do Código de Ética do profissional psicólogo, não podemos utilizar o preço do serviço como forma de propaganda. Sendo assim, para saber quanto custa uma consulta com o psicólogo Bruno A. Pinafo é só preencher o formulário abaixo conforme as instruções.


Para saber o valor da consulta com o psicólogo e/ou tenha mais dúvidas que não foram citadas acima, por favor, entre em contato pelo (16) 99761-8211 ou se preferir nos escreva preenchendo o formulário abaixo. Sua pergunta será enviada para o e-mail contato@psicologobrunopinafo. com.br e será respondida o mais breve possível pelo profissional.